Versão 3.0 do SMART - Nova forma de recepção dos dados

Mensalmente os núcleos de Telessaúde enviam para o SMART sua produção de Teleconsultoria e/ou Telediagnóstico e/ou Tele-educação com base na nota técnica 005/2014 - DEGES/SGTES/MS, isto é, o SMART recebe dos núcleos os dados já contabilizados, como por exemplo: o total de teleconsultoria por estabelecimento, por município, por estado, etc.

O que mudou?

A partir do dia 01/02/2016, o SMART TESTE receberá os dados brutos, não mais processados, ou seja, os dados que compõem cada Teleconsultoria e/ou Telediagnóstico e/ou Tele-educação, como por exemplo: para Telecosultoria , a data/hora da solicitação, o CPF do solicitante, a data/hora da resposta, etc.


Por que a mudança?

Os dados que o SMART possui hoje não atende em sua totalidade as necessidades de monitoramento e avaliação que a Coordenação Nacional do Telessaúde Brasil Redes precisa.


Cronograma

  • • 1º/02/2016 - concluído os ajustes no SMART TESTE para a nova forma de recepção dos dados;
  • • 01/02/2016 a 31/03/2016 – adequação das plataformas, realização de testes e validação dos dados no ambiente SMART TESTE;
  • • 01/04/2016 – alteração definitiva no ambiente oficial do SMART para recepção do monitoramento referente a março/2016.

A fim de evitar possíveis alterações nos atuais modelos de dados das plataforma de telessaúde para adequar a nova forma de recepção dos dados do SMART, a Coordenação Nacional reuniu todos os administradores de plataforma e seus coordenadores de núcleo em uma oficina no dia 16/12/2015 para juntos identificarem quais os dados mínimos que possibilitassem o monitoramento de todas as atividades fim (Teleconsultoria, Telediagnóstico, SOF e Tele-educação) e de todas as atividade meio do núcleo (planejamento da implantação e acompanhamento dos serviços ofertados). Como resultado, foram definidos que cada núcleo deveriam enviar os seguintes dados:

Dado Formato Observação
Data/hora da solicitação dd/mm/aaaa HH:MM:SS O SMART considera uma teleconsultoria única pela data/hora da resposta e CPF do solicitante
Tipo da solicitação A – Assíncrona; B – Síncrona
Canal de Acesso 1 – Internet; 2 – Telefone
CPF do solicitante CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Ocupação do solicitante no momento da solicitação da teleconsultoria Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o solicitante trabalha no momento da solicitação da teleconsultoria Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Tipo do profissional de saúde 01 – Profissional de Saúde; 02 – PROVAB;03 – Mais Médicos; 04 – Outros
Equipe na qual o solicitante faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
CID utilizados na classificação (Opcional) Listas de códigos CID separados por vírgulas Acesse o serviço para recuperar toda classificação CID
CIAP utilizados na classificação Listas de código CIAP separados por vírgulas Acesse o serviço para recuperar toda classificação CIAP
Data/hora da resposta da solicitação dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Se o solicitante tinha intenção de encaminhar o paciente 0 – Não; 1 – Sim
Se a teleconsultoria evitou o encaminhamento do paciente 0 – Não; 1 – Sim; 9 - Não Informado
Grau de satisfação do solicitante quanto a sua teleconsultoria 1 – Muito Insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito Satisfeito; 9 – Não informado
Se a teleconsultoria resolveu a sua dúvida 1 - Atendeu Totalmente; 2 - Atendeu Parcialmente; 3 - Não Atendeu; 9 - Não Informado
Se a teleconsultoria tem potencial para ser transformada em uma SOF 0 – Não; 1 – Sim
Dado Formato Observação
Data/hora da realização do exame dd/mm/aaaa HH:MM:SS O SMART considera um telediagnóstico único pela data/hora do laudo, CPF do médico que pediu o exame e CPF do laudista
Tipo do exame Código SIA/SIH no formato ?00000000, onde o primeiro caractere é H-Hospitalar ou A-Ambulatorial Acesse o serviço para recuperar toda classificação SIA/SIH
Tipo do equipamento (opcional) Código de identificação do equipamento utilizado pelo CNES. Se não possuir o código do tipo do equipamento deve então informar a justificativa Acesse o serviço para recuperar toda classificação de equipamento
Justificativa (opcional) Código da justificativa utilizada caso não seja informado um código de equipamento Acesse a funcionalidade Tipos de Equipamentos disponível no menu Cadastros Gerais > Tipos de Equipamentos no SMART
Estabelecimento de saúde onde o equipamento está alocado Código CNES com 7 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
CPF do médico que pediu o exame CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Acesse o serviço para recuperar os dados básicos do médico e seus vínculos ativos a partir do CRM e estado
Ocupação do médico que pediu o exame Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o médico que pediu o exame trabalha Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Data/hora do laudo dd/mm/aaaa HH:MM:SS
CPF do especialista que realizou o laudo CPF sem pontos e sem hífen
Ocupação do especialista que realizou o laudo Código CBO com 6 dígitos
Estabelecimento onde o especialista que realizou o laudo atua Código CNES com 7 dígitos
CPF do paciente (opcional) CPF sem pontos e sem hífen
Cartão Nacional SUS (CNS) do paciente (opcional) CNS sem pontos e sem hífen.
Se não possuir o CPF, deve informar o CNS ou vice-versa
Cidade de moradia do paciente Código IBGE da cidade de moradia do paciente
Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente uma atividade de tele-educação
Data/hora da disponibilização da atividade dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Carga horaria da atividade Número em minutos
Tipo de atividade 1 – Curso; 2 – Webaulas/palestras; 3 – Webseminários; 4 – Fórum de discussão; 5 – Reunião de matriciamento
Tema da atividade Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME Acesse o serviço para recuperar toda classificação
Para cada atividade é informado as suas participações:
Dado Formato Observação
Data/hora da participação dd/mm/aaaa HH:MM:SS
CPF do participante CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Ocupação no momento da participação Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o participante atua Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Equipe na qual o participante faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
Grau de satisfação do participante 1 – Muito Insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito Satisfeito; 9 – Não informado
Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente uma objeto de aprendizagem
Data/hora da disponibilização do objeto dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado na plataforma de telessaúde do núcleo 0 – Não; 1 – Sim
Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado no ARES (Biblioteca Virtual, Coletânea Telessaúde no ARES/UNA-SUS) 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado no AVA-SUS - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS) 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado em alguma rede social 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado em outro meio 0 – Não; 1 – Sim
Tipo de objeto de aprendizagem 1 – Texto; 2 – Multimídia; 3 – Imagens; 4 – Aplicativos; 5 – Jogos educacionais; 6 - Outros
Tema da objeto Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME
Número de acesso no mês de referência Número inteiro
Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente um curso O SMART considera um curso único pelo código de identificação e a Data/hora de início
Data/hora de início do curso dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Data/hora de término do curso (opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Número de vagas ofertadas Inteiro
Tema do curso Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Carga horaria do curso Número em minutos
Alunos matriculados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos matriculados Em um primeiro momento, o SMART recebe apenas os dados do curso para cadastro, depois poderá receber a lista de CPFs
Alunos formados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos formados Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de formados
Alunos evadidos (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos evadidos Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de evadidos
Alunos reprovados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos reprovados Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de reprovados
Informação!

A priori não faz-se necessário fazer o cadastro do profissional de saúde, pois o SMART tem acesso a base do CNES, mas como a atualização não é diária, poderá ocorrer da plataforma de telessaúde do núcleo está mais atualizada que essa base, por isso a necessidade desse serviço.

Dado Formato Observação
Nome Máximo 100 caracteres
CNS (opcional) CNS sem ponto e sem hífen
CPF CPF sem pontos e sem hífen
Ocupação Código CBO com 6 dígitos
Estabelecimento onde atua Código CNES com 7 dígitos
Equipe de saúde na qual o profissional faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
Tipo do profissional de saúde 01 – Profissional de Saúde; 02 – PROVAB;03 – Mais Médicos; 04 – Outros
Sexo F – Feminino; M - Masculino
Dado Formato Observação
Código CNES Código CNES com 7 dígitos
Se o estabelecimento faz uso de serviço de teleconsultoria 0 – Não; 1 – Sim
Se o estabelecimento faz uso de serviço de telediagnóstico 0 – Não; 1 – Sim
Se o estabelecimento faz uso de serviço de tele-educação 0 – Não; 1 – Sim

Para agilizar o processo de integração das plataforma de telessaúde dos núcleos com o SMART, poupando tempo e recurso da equipe técnica de desenvolvimento do núcleo, foi criado um Componente Facilitador de Integração, o qual abstrai os detalhes técnicos de implementação, tornando transparente a forma como os dados são gerados e enviados para o SMART.

O primeiro passo para enviar os dados é fazer uso do Componente Facilitador de Integração, acoplá-lo a plataforma de telessaúde do núcleo na linguagem correspondente e fazer uso de suas funções. Cada Componente possui um "cliente" de teste, explicando como fazer uso das funções e como enviar os dados de teleconsultoria, telediagnóstico, atividades de tele-educação, objetos de aprendizagem, cursos ofertados pela tele-educação, cadastro de profissionais de saúde e atualização de estabelecimento de saúde.

A tabela abaixo possui o link para download do Componente em cada uma das linguagem de programação e também a documentação técnica de cada uma de suas funções.

Componente Facilitador de Integração Documentação
Download para plataforma que utiliza a linguagem Java Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem PHP Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem Python Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem C#.Net Disponível aqui

Quando o SMART recebe os dados, ele os analisa para verificar a integridade destes, por exemplo: se o código CBO informado existe; se o CPF é válido, se existe um vínculo associado ao CPF, ocupação (CBO) e estabelecimento (CNES) fornecido, etc. Caso tenha ocorrido algum problema, é retornado imediatamente para o Componente um texto no formato JSON contendo os motivos que impediram a recepção dos dados, bem como também, é registrado no SMART o evento ocorrido que pode ser visualizado nos logs de submissões disponível no ambiente de testes (http://smarthomologacao.navi.ifrn.edu.br/webapp/logs_submissao/) ou ambiente de produção (http://smart.telessaude.ufrn.br/webapp/logs_submissao/). Reforçamos que mesmo que não tenha ocorrido erro algum, isto é, os dados foram salvos com sucesso, o evento também é registrado no log de submissão.

Todo dia primeiro de cada mês, o SMART abre automaticamente o período para recepção dos dados e encerra também automaticamente no dia 05. Os Núcleos tem esse período para enviar a produção do mês anterior. Estamos trabalhando para disponibilizar um relatório com o resumo de todos os dados recebidos, assim como o já existente “Relatório de Recebimento dos Indicadores”, esse novo relatório será enviado para os coordenadores de núcleos e os administradores de plataforma sempre que o período de envio for encerrado.

Jailton Carlos

Gerente de Desenvolvimento do SMART
Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/HUOL/UFRN
Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3571057110440770
Cel: +55 84 99117-3424
LAIS: http://www.lais.huol.ufrn.br/
Skype: jailtoncarlos
E-mail: jailton.paiva@lais.huol.ufrn.br
E-mail: jailtoncarlos@gmail.com

Allyson Barros

Desenvolvedor Sênior do SMART
Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/HUOL/UFRN
Especialista em Arquitetura de Nuvem
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681509861191422
Cel: +55 84 98726-3838 / 99465-1813
LAIS: http://www.lais.huol.ufrn.br/
Skype: allysonbarros_
E-mail: allyson.barros@lais.huol.ufrn.br
E-mail: allysonbarrosrn@gmail.com