Dicionário de Dados do SMART Versão: Junho de 2018

Para agilizar o processo de integração das plataforma de telessaúde dos núcleos com o SMART, poupando tempo e recurso da equipe técnica de desenvolvimento do núcleo, foi criado um Componente Facilitador de Integração, o qual abstrai os detalhes técnicos de implementação, tornando transparente a forma como os dados são gerados e enviados para o SMART.

O primeiro passo para enviar os dados é fazer uso do Componente Facilitador de Integração, acoplá-lo a plataforma de telessaúde do núcleo na linguagem correspondente e fazer uso de suas funções. Cada Componente possui um "cliente" de teste, explicando como fazer uso das funções e como enviar os dados de teleconsultoria, telediagnóstico, atividades de tele-educação, objetos de aprendizagem, cursos ofertados pela tele-educação, cadastro de profissionais de saúde e atualização de estabelecimento de saúde.

A tabela abaixo possui o link para download do Componente em cada uma das linguagem de programação e também a documentação técnica de cada uma de suas funções.

Componente Facilitador de Integração Documentação
Download para plataforma que utiliza a linguagem Java Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem PHP Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem Python Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem C#.Net Disponível aqui

Quando o SMART recebe os dados, ele os analisa para verificar a integridade destes, por exemplo: se o código CBO informado existe; se o CPF é válido, se existe um vínculo associado ao CPF, ocupação (CBO) e estabelecimento (CNES) fornecido, etc. Caso tenha ocorrido algum problema, é retornado imediatamente para o Componente um texto no formato JSON contendo os motivos que impediram a recepção dos dados, bem como também, é registrado no SMART o evento ocorrido que pode ser visualizado nos logs de submissões disponível no ambiente de testes (http://smarthomologacao.navi.ifrn.edu.br/webapp/logs_submissao/) ou ambiente de produção (http://smart.telessaude.ufrn.br/webapp/logs_submissao/). Reforçamos que mesmo que não tenha ocorrido erro algum, isto é, os dados foram salvos com sucesso, o evento também é registrado no log de submissão.

Todo dia primeiro de cada mês, o SMART abre automaticamente o período para recepção dos dados e encerra também automaticamente no dia 05. Os Núcleos tem esse período para enviar a produção do mês anterior. Estamos trabalhando para disponibilizar um relatório com o resumo de todos os dados recebidos, assim como o já existente “Relatório de Recebimento dos Indicadores”, esse novo relatório será enviado para os coordenadores de núcleos e os administradores de plataforma sempre que o período de envio for encerrado.

Dado Formato Observação
Data/hora da solicitação dd/mm/aaaa HH:MM:SS O SMART considera uma teleconsultoria única pela data/hora da resposta e CPF do solicitante
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Tipo da solicitação A – Assíncrona; B – Síncrona
Canal de Acesso 1 – Internet; 2 – Telefone
CPF do solicitante CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Ocupação do solicitante no momento da solicitação da teleconsultoria Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o solicitante trabalha no momento da solicitação da teleconsultoria Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Tipo do profissional de saúde 01 – Profissional de Saúde; 02 – PROVAB;03 – Mais Médicos; 04 – Outros
Equipe na qual o solicitante faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
CID utilizados na classificação (Opcional) Listas de códigos CID separados por vírgulas Acesse o serviço para recuperar toda classificação CID
CIAP utilizados na classificação Listas de código CIAP separados por vírgulas Acesse o serviço para recuperar toda classificação CIAP
Data/hora da resposta da solicitação dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Se o solicitante tinha intenção de encaminhar o paciente 0 – Não; 1 – Sim
Se a teleconsultoria evitou o encaminhamento do paciente 0 – Não; 1 – Sim; 9 - Não Informado
Grau de satisfação do solicitante quanto a sua teleconsultoria 1 – Muito Insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito Satisfeito; 9 – Não informado
Se a teleconsultoria resolveu a sua dúvida 1 - Atendeu Totalmente; 2 - Atendeu Parcialmente; 3 - Não Atendeu; 9 - Não Informado
Se a teleconsultoria tem potencial para ser transformada em uma SOF 0 – Não; 1 – Sim
NOVO Pergunta (Opcional) Texto Plano
NOVO Resposta (Opcional) Texto Plano
NOVO Tipo de informação na qual a resposta da solicitação foi baseada (Opcional) 1 – Teleconsultoria Sistematizada - SOF; 2 – Outras Fontes
NOVO Link da informação na qual a resposta da solicitação foi baseada (Opcional) Texto Plano
NOVO Origem do Financiamento (Opcional) Código da Origem de Financiamento Acesse o serviço para recuperar todas as Origens de Financiamento
                            {
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "teleconsultorias"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
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              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "resposta": {
      "type": "string",
    },
    "ref_resposta": {
      "type": "int",
      "enum": [
        1,
        2
      ]
    },
    "link_resposta": {
      "type": "string",
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "teleconsultorias": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "dtsol": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "tipo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "A",
              "B"
            ]
          },
          "origemf": {
            "type": "string",
          },
          "canal": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2"
            ]
          },
          "scpf": {
            "type": "string",
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          },
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              "type": "string",
              "pattern": "[0-9]{6}",
              "description": "CBO do solicitante"
            },
            "scnes": {
              "type": "string",
              "pattern": "[0-9]{7}",
              "description": "Estabelecimento onde o solicitante trabalha no momento da solicitação da teleconsultoria "
            },
            "stipo": {
              "type": "string",
              "enum": [
                "01",
                "02",
                "03",
                "04"
              ],
              "description": "Tipo do profissional de saúde"
            },
            "cids": {
              "type": "array"
            },
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              "type": "array"
            },
            "dtresp": {
              "type": "string",
              "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
            },
            "evenc": {
              "type": "string",
              "enum": [
                "0",
                "1",
                "9"
              ],
              "description": "Se a teleconsultoria evitou o encaminhamento do paciente"
            },
          "inenc": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se o solicitante tinha intenção de encaminhar o paciente"
          },
          "satisf": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2",
              "3",
              "4",
              "9"
            ]
          },
          "rduvida": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2",
              "3",
              "9"
            ]
          },
          "psof": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se a teleconsultoria tem potencial para ser transformada em uma SOF"
          }
        },
        "required": ["dtsol", "tipo", "canal", "scpf", "scbo", "scnes", "stipo", "ciaps", "dtresp", "evenc","inenc", "satisf", "rduvida", "psof", "origemf"]
      }
    }
  }
}

                        
                            {
  "codigo_nucleo":"0000010",
  "mes_referencia":"022011",
  "teleconsultorias":[
    {
      "dtsol":"05\/01\/2016 18:00:00",
      "tipo":"A",
      "canal":"2",
      "scpf":"00000000000",
      "scbo":"000000",
      "scnes":"0000000",
      "stipo":"01",
      "cids":[
        "a010",
        "a040",
        "w25"
      ],
      "ciaps":[
        "R05",
        "A03",
        "R21"
      ],
      "dtresp":"05\/01\/2016 18:20:00",
      "evenc":"0",
      "inenc":"0",
      "satisf":"4",
      "rduvida":"1",
      "psof":"0",
      "resposta": "resposta da teleconsultoria",
      "ref_resposta": 1,
      "link_resposta": "http://referencia.com.br/",
      "origemf": "000"
    }
  ]
}

                        

0101, 0102, 0104, 0105, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0119, 0120, 0121, 0142, 0144, 0145, 0146, 0147, 0149, 0150, 0154, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208

Dado Formato Observação
Data/hora da realização do exame dd/mm/aaaa HH:MM:SS O SMART considera um telediagnóstico único pela data/hora do laudo, CPF do médico que pediu o exame e CPF do laudista
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Tipo do exame Código SIA/SIH no formato ?00000000, onde o primeiro caractere é H-Hospitalar ou A-Ambulatorial Acesse o serviço para recuperar toda classificação SIA/SIH
Tipo do equipamento (opcional) Código de identificação do equipamento utilizado pelo CNES. Se não possuir o código do tipo do equipamento deve então informar a justificativa Acesse o serviço para recuperar toda classificação de equipamento
Justificativa (opcional) Código da justificativa utilizada caso não seja informado um código de equipamento Acesse a funcionalidade Tipos de Equipamentos disponível no menu Cadastros Gerais > Tipos de Equipamentos no SMART
Estabelecimento de saúde onde o equipamento está alocado Código CNES com 7 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
CPF do médico que pediu o exame CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Acesse o serviço para recuperar os dados básicos do médico e seus vínculos ativos a partir do CRM e estado
Ocupação do médico que pediu o exame Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o médico que pediu o exame trabalha Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Data/hora do laudo dd/mm/aaaa HH:MM:SS
CPF do especialista que realizou o laudo CPF sem pontos e sem hífen
Ocupação do especialista que realizou o laudo Código CBO com 6 dígitos
Estabelecimento onde o especialista que realizou o laudo atua Código CNES com 7 dígitos
CPF do paciente (opcional) CPF sem pontos e sem hífen
Cartão Nacional SUS (CNS) do paciente (opcional) CNS sem pontos e sem hífen.
Se não possuir o CPF, deve informar o CNS ou vice-versa
Cidade de moradia do paciente Código IBGE da cidade de moradia do paciente
NOVO Origem do Financiamento (Opcional) Código da Origem de Financiamento Acesse o serviço para recuperar todas as Origens de Financiamento
{
  "type": "object",
  "required": [
    "codigo_nucleo",
    "mes_referencia",
    "telediagnosticos"
  ],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "telediagnosticos": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "dhrexame": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "ctexame": {
            "type": "string",
            "pattern": "[A-H]{1}{1-9}{8}"
          },
          "cequipa": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "tjus": {
            "type": "string"
          },
          "pnt": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}",
            "description": "Estabelecimento de saúde onde o equipamento está alocado"
          },
          "scpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
          "scbo": {
            "type": [
              "string",
              "null"
            ],
            "pattern": "[0-9A-Za-z]{6}"
          },
          "scnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "dhla": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}",
            "description": "Data/hora do laudo"
          },
          "lcpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
          "lcbo": {
            "type": [
              "string",
              "null"
            ],
            "pattern": "[0-9A-Za-z]{6}"
          },
          "lcnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "origemf": {
            "type": "string",
          },
          "pcpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
          "pacns": {
            "type": [
              "string",
              "null"
            ],
            "pattern": "[0-9]{15}",
            "description": "Cartão Nacional SUS (CNS) do paciente"
          },
          "paibge": {
            "type": "string",
            "description": "codigo ibge"
          }
        },
        "required": ["origemf"]
      }
    }
  }
}

                        
{
	"telediagnosticos": [{
		"dhla": "19/02/2018 21:42:47",
		"ctexame": "000000000",
		"lcnes": "0000000",
		"pacns": "0001",
		"pnt": "0000000",
		"lcbo": "000000",
		"scbo": "000000",
		"scpf": "00000000000",
		"tjust": null,
		"cequipa": "41",
		"pcpf": null,
		"dhrexame": "19/02/2018 10:58:09",
		"scnes": "0000000",
		"paibge": "000000",
		"lcpf": "00000000000",
		"origemf": "000"
	}],
	"mes_referencia": "022018",
	"codigo_nucleo": "4044916"
}

                    

0101, 0102, 0105, 0107, 0108, 0109, 0110, 0116, 0117, 0118, 0132, 0133, 0134, 0135, 0141, 0144, 0145, 0147, 0148, 0153, 0155, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208

Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente uma atividade de tele-educação
Data/hora da disponibilização da atividade dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Carga horaria da atividade Número em minutos
Tipo de atividade 1 – Curso; 2 – Webaulas/palestras; 3 – Webseminários; 4 – Fórum de discussão; 5 – Reunião de matriciamento
Tema da atividade Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME Acesse o serviço para recuperar toda classificação
NOVO Origem do Financiamento (Opcional) Código da Origem de Financiamento Acesse o serviço para recuperar todas as Origens de Financiamento
Dado Formato Observação
Data/hora da participação dd/mm/aaaa HH:MM:SS
CPF do participante CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Ocupação no momento da participação Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o participante atua Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Equipe na qual o participante faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
Grau de satisfação do participante 1 – Muito Insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito Satisfeito; 9 – Não informado
{
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "atividades_teleeducacao"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "atividades_teleeducacao": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "id": {
            "type": ["integer","string"]
          },
          "dtdispo": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "cargah": {
            "type": ["integer", "string"]
          },
          "tipo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2",
              "3",
              "4",
              "5"
            ]
          },
          "origemf": {
            "type": "string",
          },
          "decs": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ]
              }
            }
          },
          "participacoes_teleeducacao": {
            "type": "array",
            "items": {
              "type": "object",
              "properties": {
                "dtparti": {
                  "type": "string"
                },
                "cpf": {
                  "type": "string",
                  "pattern": "[0-9]{11}"
                },
                "cbo": {
                  "type": "string",
                  "pattern": "[0-9]{6}"
                },
                "cnes": {
                  "type": "string",
                  "pattern": "[0-9]{7}"
                },
                "ine": {
                  "type": ["string","null"],
                  "pattern": "[0-9]{10}"
                },
                "satisf": {
                  "type": "integer",
                  "enum": [
                    0,
                    1,
                    2,
                    3,
                    4,
                    5,
                    9
                  ]
                }
              }
            }
          },
          "required":[
            "dtparti", "cpf", "cbo", "cnes", "satisf", "origemf"
          ]
        }
      }
    }
  }
}

                        
{
  "atividades_teleeducacao": [
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "12/02/2018 21:35:17",
          "cnes": "2591731",
          "satisf": 1,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 63
        }
      ],
      "dtdispo": "14/01/2018 00:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 63,
      "decs": [
        "C06.552.308"
      ]
    },
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "19/02/2018 23:50:31",
          "cnes": "0000000",
          "satisf": 9,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 64
        }
      ],
      "dtdispo": "18/01/2018 00:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 64,
      "decs": [
        "M01.060.703.520.520"
      ]
    },
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "06/02/2018 11:08:14",
          "cnes": "5053250",
          "satisf": 3,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 67
        }
      ],
      "dtdispo": "30/01/2018 15:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 67,
      "decs": [
        "E06.170",
        "E06.216",
        "E06.658.703",
        "H02.163.876.439",
        "M01.975.807"
      ]
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}

                    

0101, 0102, 0104, 0105, 0107, 0108, 0109, 0110, 0111, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0122, 0123, 0124, 0125, 0142, 0144, 0145, 0146, 0147, 0152, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208, 0209

Informação!

A partir de Outubro de 2017 o SMART espera que seja enviado um novo registro no JSON para cada uma das plataforma onde o objeto foi disponibilizado e o respectivo número de acessos. Exemplo: Se um objeto de aprendizagem foi disponibilizado na plataforma de telessaúde do núcleo, no AVASUS e nas Redes Sociais deve-se enviar um registro para cada plataforma, nesse caso, o objeto de aprendizagem deve ser registrado três vezes.

Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente uma objeto de aprendizagem
Data/hora da disponibilização do objeto dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado na plataforma de telessaúde do núcleo 0 – Não; 1 – Sim
Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado no ARES (Biblioteca Virtual, Coletânea Telessaúde no ARES/UNA-SUS) 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado no AVA-SUS - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS) 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado em alguma rede social 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado em outro meio 0 – Não; 1 – Sim
Tipo de objeto de aprendizagem 1 – Texto; 2 – Multimídia; 3 – Imagens; 4 – Aplicativos; 5 – Jogos educacionais; 6 - Outros
Tema da objeto Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME
Número de acesso no mês de referência Número inteiro
{
  "type": "object",
  "required": [
    "codigo_nucleo",
    "mes_referencia",
    "objetos_aprendizagem"
  ],
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "objetos_aprendizagem": {
      "type": "array",
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "id": {
            "type": [
              "integer",
              "string"
            ]
          },
          "dtdispo": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-31]{2}/[0-12]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}",
            "description": "Data de disponilibilização"
          },
          "dplataf": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibiliza plataforma"
          },
          "dares": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado no ARES"
          },
          "davasus": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibilizado no AVA-SUS"
          },
          "drsociais": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibilizado em alguma rede social"
          },
          "doutros": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibilizado em outro meio"
          },
          "tipo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1",
              "2",
              "3",
              "4",
              "5",
              "6"
            ],
            "description": "Tipo de objeto de aprendizagem 	1 – Texto; 2 – Multimídia; 3 – Imagens; 4 – Aplicativos; 5 – Jogos educacionais; 6 - Outros"
          },
          "num": {
            "type": [
              "integer",
              "string"
            ],
            "description": "Número de acesso no mês de referência"
          }
        },
        "required": ["id", "dtdispo", "dplataf", "dares", "davasus", "drsociais", "doutros", "tipo", "num"]
      }
    }
  },
  "additionalProperties": false
}

                        
{
  "objetos_aprendizagem": [
    {
      "drsociais": "0",
      "dplataf": "1",
      "tipo": "2",
      "url": "",
      "dtdispo": "02/01/2018 00:00:00",
      "num": "5",
      "dares": "0",
      "davasus": "0",
      "doutros": "0",
      "id": "OBJJAN18_0001",
      "decs": "N01.400.225"
    },
    {
      "drsociais": "1",
      "dplataf": "0",
      "tipo": "2",
      "url": "",
      "dtdispo": "02/01/2018 00:00:00",
      "num": "5",
      "dares": "0",
      "davasus": "0",
      "doutros": "0",
      "id": "OBJJAN18_0001",
      "decs": "N01.400.225"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000007"
}


                    

0101, 0102, 0104, 0105, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0111, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0126, 0127, 0128, 0129, 0152, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente um curso O SMART considera um curso único pelo código de identificação e a Data/hora de início
Data/hora de início do curso dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Data/hora de término do curso (opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Número de vagas ofertadas Inteiro
Tema do curso Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME Acesse o serviço para recuperar todos os descritores
Carga horaria do curso Número em minutos
Alunos matriculados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos matriculados Em um primeiro momento, o SMART recebe apenas os dados do curso para cadastro, depois poderá receber a lista de CPFs
Alunos formados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos formados Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de formados
Alunos evadidos (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos evadidos Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de evadidos
Alunos reprovados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos reprovados Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de reprovados
{
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "cursos_teleeducacao"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "cursos_teleeducacao": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "id": {
            "type": ["string", "integer"]
          },
          "dtini": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "dtfim": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "vagas": {
            "type": ["integer", "string"]
          },
          "cargah": {
            "type": [
              "integer",
              "string"
            ]
          },
          "cpfs_matri": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          },
          "cpfs_forma": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          },
          "cpfs_repro": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          },
          "cpfs_evadi": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          }
        },
        "required": [
          "id", "dtini", "vagas", "cargah"
        ]
      }
    }
  }
}

                        
{
  "cursos_teleeducacao": [
    {
      "cpfs_evadi": [],
      "dtfim": "14/02/2018 08:27:58",
      "cpfs_matri": [],
      "cpfs_repro": [],
      "dtini": "17/11/2015 12:00:00",
      "cargah": "6000",
      "vagas": "132",
      "cpfs_forma": [],
      "id": "69",
      "decs": "H02.403.840"
    },
    {
      "cpfs_evadi": [],
      "dtfim": "31/12/2018 23:59:59",
      "cpfs_matri": [
        "00000000000",
        "00000000000",
        "00000000000"
      ],
      "cpfs_repro": [],
      "dtini": "01/01/2018 00:00:00",
      "cargah": "360",
      "vagas": 52,
      "cpfs_forma": [
        "00000000000",
        "00000000000",
        "00000000000"
      ],
      "id": "ct65",
      "decs": "H02.403.840"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}
                    

0101, 0102, 0105, 0107, 0108, 0109, 0110, 0111, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0128, 0129, 0130, 0131, 0145, 0152, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Informação!

A priori não faz-se necessário fazer o cadastro do profissional de saúde, pois o SMART tem acesso a base do CNES, mas como a atualização não é diária, poderá ocorrer da plataforma de telessaúde do núcleo está mais atualizada que essa base, por isso a necessidade desse serviço.

Dado Formato Observação
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Nome Máximo 100 caracteres
CNS (opcional) CNS sem ponto e sem hífen
CPF CPF sem pontos e sem hífen
Ocupação Código CBO com 6 dígitos
Estabelecimento onde atua Código CNES com 7 dígitos
Equipe de saúde na qual o profissional faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
Tipo do profissional de saúde 01 – Profissional de Saúde; 02 – PROVAB;03 – Mais Médicos; 04 – Outros
Sexo F – Feminino; M - Masculino
{
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "profissionais"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
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      "type": "string",
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    },
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            "type": "string",
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          },
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            "type": "string",
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            "type": ["string", "null"],
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            "type": ["string", "null"],
            "pattern": "[0-9]{10}"
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            "type": "string",
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              "02",
              "03",
              "04"
            ],
            "description": "tipo profissional de saúde"
          },
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            "type": "string",
            "enum": [
              "M",
              "F",
              "9"
            ]
          }
        },
        "required": [
          "cpf",
          "nome",
          "cnes",
          "cbo",
          "tprof",
          "sexo"
        ]
      }
    }
  }
}

                        
{
  "profissionais": [
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "",
      "nome": "Francisco",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "M",
      "ine": ""
    },
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "000000000000000",
      "nome": "Maria",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "F",
      "ine": ""
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}
                    

0101, 0102, 0104, 0107, 0108, 0109, 0110, 0116, 0117, 0118, 0136, 0139, 0142, 0144, 0145, 0146, 0147, 0154, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Dado Formato Observação
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Código CNES Código CNES com 7 dígitos
Se o estabelecimento faz uso de serviço de teleconsultoria 0 – Não; 1 – Sim
Se o estabelecimento faz uso de serviço de telediagnóstico 0 – Não; 1 – Sim
Se o estabelecimento faz uso de serviço de tele-educação 0 – Não; 1 – Sim
{
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "estabelecimentos"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "estabelecimentos": {
      "type": "array",
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "cnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "tconsul": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Campo para indicar se o estabelecimento possui ou não teleconsultoria"
          },
          "teduca": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Campo para indicar se o estabelecimento possui ou não teleeducação"
          },
          "tdiagn": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Campo para indicar se o estabelecimento possui ou não telediagnostico"
          }
        },
        "required": ["cnes", "tconsul", "teduca", "tdiagn"]
      }
    }
  }
}
                        
{
  "estabelecimentos": [
    {
      "tconsul": "1",
      "tdiagn": "0",
      "teduca": "1",
      "cnes": "0000000"
    },
    {
      "tconsul": "1",
      "tdiagn": "0",
      "teduca": "1",
      "cnes": "0000000"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}

                    

0101, 0102, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0116, 0117, 0118, 0137, 0138, 0144, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Código Descrição do Erro
0101 Mês de referência inválido: (VALOR)
0102 Núcleo de Telessaúde não encontrado
0103 (CAMPO) é obrigatório.
0104 (VALOR) inválido, utilize um dos códigos: (OPÇÕES)
0105 Data "(VALOR)" inválida, utilize o formato dd/mm/yyyy hh:mm:ss
0106 (VALOR) inválido, utilize um dos códigos: 0-Não, 1-Sim.
0107 (CAMPO) obrigatório
0108 (VALOR) maior que o máximo (PARAM) permitido.
0109 (VALOR) com codigo diferente de (PARAM)
0110 (VALOR) deve ser número
0111 (VALOR) deve ser um número inteiro.
0112 Estabelecimento de saúde é obrigatório.
0113 (CAMPO) é obrigatório.
0114 (CAMPO) deve possuir ao menos um item.
0115 (CAMPO) deve ser uma lista.
0116 Núcleo Telessaúde não encontrado.
0117 Plataforma de Telessaúde não encontrada.
0118 Núcleo Telessaúde Especialista não encontrado.
0119 (PARAM) dados (data/hora da resposta, cpf do solicitante) repetidos: (VALOR)
0120 Data/hora da solicitação anterior a data/hora da resposta
0121 Data/hora da resposta que não estão no mesmo mês de competência
0122 Atividade ID (VALOR): Tema é obrigatório.
0123 Atividade ID (VALOR) já cadastrada na competência (VALOR). Para nova atividade, defina um novo ID.
0124 Participantes em participações de competências anteriores (mês_competência/codigo_atividade/cpf_do_participate)
0125 Atividade id (VALOR) sem participações. Deve ter ao menos uma participação.
0126 Há dados repetidos com as mesmas opções de disponibilização. (PARAM) IDs repetidos: (VALOR)
0127 Número de acesso disponibilizado em várias plataforma. Informe um único número de acesso para cada disponibilização
0128 Canal de acesso não informado
0129 Tema do objeto é obrigatório.
0130 CPF de (VALOR) já existem em competências anteriores (mes_competencia/identificacao_curso/cpf_(VALOR))
0131 (PARAM) IDs repetidos: (VALOR)
0132 Data/hora da realizacao anterior a data/hora do laudo
0133 Data/hora do laudo fora do mes de referencia de envio
0134 Código de equipamento não informado, Tipo de Justificativa é obrigatória.
0135 CPF do paciente inválido.
0136 CNS são maiores que 15: (VALOR)
0137 Dados vazio, informe ao menos um registro de estabelecimento de saúde.
0138 Impossível atualizar o cadastro de pontos implantados, deve informar ao menos se consome teleconsultoria ou telediagnostico ou tele-educação
0139 CPFs inválidos
0140 codigos de Familia CBO nao encontrados
0141 codigos de Municipio nao encontrados
0142 codigos de CBO nao encontrados
0143 codigos UnidadeFederativa nao encontrados
0144 codigos CNES nao encontrados
0145 profissionais nao encontrado
0146 equipes de saude nao encontradas
0147 vinculos (CPF/CBO/CNES) nao encontrados ou nao estao mais ativos. Faca uso do webservice /api/v2/profissionais-saude/ para registrar esses vinculos
0148 codigos de SIA/SIH nao encontrados
0149 codigos de CIAP nao encontrados
0150 codigos de CID nao encontrados
0151 codigo de EscalaLikert nao encontrados
0152 codigos de DeCs da Bireme nao encontrados
0153 codigos de Equipamentos não encontrados
0154 codigos de Tipo de profissional nao encontrados
0155 codigos de Tipo de Justificativa não encontrados
0200 Recebidos e processados (VALOR) dados de produção, registrados com sucesso (VALOR).
0201 Impossível receber a produção do mês (VALOR), pois o prazo para envio foi expirado. Entre em contato com a Coordenação Telessaúde Nacional e peça para prorrogar o prazo.
0202 Mês (VALOR) não aberto para recepção dos dados. Entre em contato com a coordenação nacional e peça para abrir o registro de abertura referente a esse mês.
0203 Atenção: os dados enviados não condiz com o serviço utilizado. Invés de usar a API REST (VALOR), use (PARAM).
0204 Você não é administrador de plataforma.
0205 Atenção: Você é administrador de mais de uma plataforma. Especifique a chave codigo_plataforma no JSON.
0206 Atenção: Plataforma de telessaúde não está autorizada a enviar a produção para o núcleo especificado.
0207 Atenção: Impossível receber a produção, pois o núcleo está suspenso. Entre em contato com a Coordenação Nacional e peça para mudar o status para Implantado.
0208 Atualização de pontos implantados não foi encontrado na competência (VALOR), você deve informar os pontos implantados antes. Faça uso do webservice /api/v2/dados-estabelecimentos-saude/ para informar os dados dos pontos implantados.
0209 A atividade de ID (VALOR) é do tipo curso, porém não foi encontrado um curso com o mesmo ID dessa atividade. Faça uso do webservice de cadastro de curso e envie os dados do curso.

Jailton Carlos

Gerente de Desenvolvimento do SMART
Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/HUOL/UFRN
Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3571057110440770
Cel: +55 84 99117-3424
LAIS: http://www.lais.huol.ufrn.br/
Skype: jailtoncarlos
E-mail: jailton.paiva@lais.huol.ufrn.br
E-mail: jailtoncarlos@gmail.com

Allyson Barros

Desenvolvedor Sênior do SMART
Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/HUOL/UFRN
Especialista em Arquitetura de Nuvem
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681509861191422
Cel: +55 84 98726-3838 / 99465-1813
LAIS: http://www.lais.huol.ufrn.br/
Skype: allysonbarros_
E-mail: allyson.barros@lais.huol.ufrn.br
E-mail: allysonbarrosrn@gmail.com