Manual Técnico - Versão: Agosto de 2018 Modelo de Interoperabilidade de Dados do Telessaúde Brasil Redes

Este documento se destina a estabelecer as bases para o intercâmbio de dados de produção produzidos pelos Núcleos de Telessaúde (NT) para com o SMART, além de apresentar a proposta de Conjunto de Dados Mínimo no âmbito do Telessaúde Brasil Redes (PTBR-Redes), serve de base para direcionar o desenvolvimento de nova aplicações no contexto do PTBR-Redes.

De acordo com Brasil (2018), interoperabilidade é a capacidade que diferentes Sistemas de informação (SI) têm se comunicar, trocando informações entre si de maneira eficaz e eficiente. A complexidade em tornar SI interoperáveis vai além das questões técnicas, envolve um processo contínuo de assegurar que sistemas, procedimentos e cultura de uma organização sejam gerenciados de tal forma que possibilitem a maximização das oportunidades para intercâmbio e reuso de informação (Sayão e Marcondes, 2008). Ainda de acordo com Brasil (2018) e APDSI (2013) atingir a interoperabilidade ampla requer acordos de cooperação em três níveis: técnico, semântico, e de organização. O primeiro está relacionado à interoperabilidade tecnológica, isto é, a capacidade básica de dois ou mais sistemas de se comunicarem para a troca de dados e informações, a segunda, relaciona a definição de conteúdo, no uso de vocabulários controlados, por fim, a última, refere-se a capacidade de cooperação entre organizações, obtida pelo alinhamento de processos.

A Nota Técnica nº 005/2014 (Brasil, 2014) padroniza indicadores mínimos de avaliação para o telessaúde, mas não há indicadores sem registro adequado de dados. A definição de um conjunto de dados mínimo se faz necessário para padronizar minimamente um modelo de dados que forneça informação suficiente e necessária à produção de conhecimento destinadas à avaliação da qualidade e dos resultados das ações da telessaúde no Brasil. Além disso, também deve especificar de forma clara e única as terminologias aplicadas às informações trocadas com o SMART.

Com vistas a atender a seleção das terminologias utilizados para o intercâmbio de dados e a identificação de elementos essenciais que possibilitem a construção de um conjunto de dados mínimo no contexto do PTBR-Redes, foram consideradas as bases públicas apresentadas tabela a seguir juntamente com os identificadores unívocos adotados, bem como também, a especificação do modelo de dados mínimo para cada serviço ofertados pelo PTBR-Redes.

Tabela 1. Banco de dados públicos utilizados para troca de dados em sistemas de telessaúde.
Base pública Terminologia utilizada
CNES
  • Código CNES para identificação do estabelecimento de saúde;
  • (CPF do profissional de saúde, código CNES e código CBO) para identificação do vínculo do profissional de saúde;
  • Código INE para identificação da equipe de saúde.
IBGE Código IBGE para identificação dos municípios, unidades federativas e regiões do Brasil.
CBO Código CBO para identificação da ocupação do profissional de saúde e 4 primeiros dígitos identificação da categoria da ocupação.
CID 10 Código CID 10 para classificação das doenças da teleconsultoria.
CIAP 2 Código CIAP2 para classificação das doenças da teleconsultoria.
DeCS da Bireme Código DeCS para identificação do temas das atividades de tele-educação.
SIA/SIH Código SIA/SIH para classificação do tipo de exame do telediagnóstico.

A especificação do conjunto mínimo de dados é modelado de acordo com os dados de produção que se espera receber, conforme descrito no Apêndice A.

Segundo APDSI (2013), a adoção de elementos de dados padronizados e uma terminologia comum é, sem dúvida, a chave para facilitar a troca de dados e promover a interoperabilidade entre ambientes heterogêneos. Nesse sentido, o conjunto de dados mínimos padroniza vocabulários ao especificar os identificadores unívocos a serem adotados nos SI dos núcleos.

Para cada modelo de conjunto de dados mínimos, há uma interface de comunicação com os SI dos núcleos utilizando web services. Esta interface é implementada utilizando-se padrão REST. Cada interface de comunicação ou serviço recebe uma URL da qual o SI do núcleo envia os dados de produção via internet e recebe uma mensagem de resposta correspondente.

As mensagens envolvidas no intercâmbio de dados contém uma estrutura com um conjunto de pares de nome-valor conhecidas entre todos os envolvidos na comunicação. A troca de mensagens entre os SIs dos núcleos com o SMART e vice-versa são realizadas utilizando o formato JSON. No Apêndice D são apresentados exemplos de JSON válido para mensagem que se espera receber.

O formato da mensagem de resposta possui, dentre outros, um atributo informando se os dados foram recebidos com sucesso ou falha e outro com uma mensagem de notificação. A fim de facilitar o suporte aos desenvolvedores, todos os tipos de mensagens de erros que podem ocorrer na recepção dos dados estão catalogadas no Apêndice C.

O uso do formato JSON para intercâmbio de dados por si só não resolve a questão relativa a representação dos elementos de comunicação envolvidos na troca de dados, é preciso saber o formato válido da mensagem, quais atributos são esperados e como os valores são representados. Para contornar esses problemas, foram criados esquemas JSON que são uma espécie de contrato, onde todas as partes envolvidas por um contexto de aplicação devem escrever seus documentos seguindo o padrão de estruturação, proporcionando assim, mecanismo para a definição de gramáticas para correção de documentos JSON. O significado dos dados é fornecido através da definição da estrutura, índice e semântica dos documentos JSON. O esquema JSON para cada modelo de dados de teleconsultoria são apresentados no Apêndice B.

Para cada modelo de conjunto de dados mínimos, há uma interface de comunicação com os SI dos núcleos utilizando web services.

Este serviço deve ser utilizado para realizar a atualização dos pontos implantados pelo Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/dados-estabelecimentos-saude/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            
{
  "estabelecimentos": [
    {
      "tconsul": "1",
      "tdiagn": "0",
      "teduca": "1",
      "cnes": "0000000"
    },
    {
      "tconsul": "1",
      "tdiagn": "0",
      "teduca": "1",
      "cnes": "0000000"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}

                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 3 dados de produção, registrados com sucesso 3.",
    "data_counter": 3
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0116, 0117, 0118, 0137, 0138, 0144, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Este serviço deve ser utilizado para realizar a atualização dos profissionais cadastrados na Plataforma do Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/profissionais-saude/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            
{
  "profissionais": [
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "",
      "nome": "Francisco",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "M",
      "ine": ""
    },
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "000000000000000",
      "nome": "Maria",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "F",
      "ine": ""
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}
                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 2 dados de produção, registrados com sucesso 2.",
    "data_counter": 2
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0104, 0107, 0108, 0109, 0110, 0116, 0117, 0118, 0136, 0139, 0142, 0144, 0145, 0146, 0147, 0154, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Este serviço deve ser utilizado para enviar os dados da produção de teleconsultorias do Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/teleconsultorias/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            
{
  "codigo_nucleo":"0000010",
  "mes_referencia":"022011",
  "teleconsultorias":[
    {
      "dtsol":"05\/01\/2016 18:00:00",
      "tipo":"A",
      "canal":"2",
      "scpf":"00000000000",
      "scbo":"000000",
      "scnes":"0000000",
      "stipo":"01",
      "cids":[
        "a010",
        "a040",
        "w25"
      ],
      "ciaps":[
        "R05",
        "A03",
        "R21"
      ],
      "dtresp":"05\/01\/2016 18:20:00",
      "evenc":"0",
      "inenc":"0",
      "satisf":"4",
      "rduvida":"1",
      "psof":"0",
      "resposta": "resposta da teleconsultoria",
      "ref_resposta": 1,
      "link_resposta": "http://referencia.com.br/",
      "origemf": "000"
    }
  ]
}

                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 1 dados de produção, registrados com sucesso 1.",
    "data_counter": 1
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0104, 0105, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0119, 0120, 0121, 0142, 0144, 0145, 0146, 0147, 0149, 0150, 0154, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208

Este serviço deve ser utilizado para enviar os dados da produção de telediagnósticos do Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/telediagnosticos/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            
{
	"telediagnosticos": [{
		"dhla": "19/02/2018 21:42:47",
		"ctexame": "000000000",
		"lcnes": "0000000",
		"pacns": "0001",
		"pnt": "0000000",
		"lcbo": "000000",
		"scbo": "000000",
		"scpf": "00000000000",
		"tjust": null,
		"cequipa": "41",
		"pcpf": null,
		"dhrexame": "19/02/2018 10:58:09",
		"scnes": "0000000",
		"paibge": "000000",
		"lcpf": "00000000000",
		"origemf": "000"
	}],
	"mes_referencia": "022018",
	"codigo_nucleo": "4044916"
}

                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 1 dados de produção, registrados com sucesso 1.",
    "data_counter": 1
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0105, 0107, 0108, 0109, 0110, 0116, 0117, 0118, 0132, 0133, 0134, 0135, 0141, 0144, 0145, 0147, 0148, 0153, 0155, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208

Este serviço deve ser utilizado para enviar os dados da produção de atividades de tele-educação do Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/atividades-teleeducacao/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            
{
  "atividades_teleeducacao": [
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "12/02/2018 21:35:17",
          "cnes": "2591731",
          "satisf": 1,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 63
        }
      ],
      "dtdispo": "14/01/2018 00:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 63,
      "decs": [
        "C06.552.308"
      ]
    },
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "19/02/2018 23:50:31",
          "cnes": "0000000",
          "satisf": 9,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 64
        }
      ],
      "dtdispo": "18/01/2018 00:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 64,
      "decs": [
        "M01.060.703.520.520"
      ]
    },
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "06/02/2018 11:08:14",
          "cnes": "5053250",
          "satisf": 3,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 67
        }
      ],
      "dtdispo": "30/01/2018 15:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 67,
      "decs": [
        "E06.170",
        "E06.216",
        "E06.658.703",
        "H02.163.876.439",
        "M01.975.807"
      ]
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}

                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 3 dados de produção, registrados com sucesso 3.",
    "data_counter": 3
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0104, 0105, 0107, 0108, 0109, 0110, 0111, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0122, 0123, 0124, 0125, 0142, 0144, 0145, 0146, 0147, 0152, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208, 0209

Este serviço deve ser utilizado para enviar os dados da produção de objetos de aprendizagem do Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/objetos-aprendizagem/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            
{
  "objetos_aprendizagem": [
    {
      "drsociais": "0",
      "dplataf": "1",
      "tipo": "2",
      "url": "",
      "dtdispo": "02/01/2018 00:00:00",
      "num": "5",
      "dares": "0",
      "davasus": "0",
      "doutros": "0",
      "id": "OBJJAN18_0001",
      "decs": "N01.400.225"
    },
    {
      "drsociais": "1",
      "dplataf": "0",
      "tipo": "2",
      "url": "",
      "dtdispo": "02/01/2018 00:00:00",
      "num": "5",
      "dares": "0",
      "davasus": "0",
      "doutros": "0",
      "id": "OBJJAN18_0001",
      "decs": "N01.400.225"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000007"
}


                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 2 dados de produção, registrados com sucesso 2.",
    "data_counter": 2
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0104, 0105, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0111, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0126, 0127, 0128, 0129, 0152, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

Este serviço deve ser utilizado para enviar os dados da produção de cursos de tele-educação do Núcleo de Telessaúde no mês de referência informado.

Veja abaixo o exemplo da chamada ao serviço:

POST /api/v2/cursos-teleeducacao/
Host: smart.telessaude.ufrn.br
Content-Type: application/json
Authorization: Token <token>
                            {
  "cursos_teleeducacao": [
    {
      "cpfs_evadi": [],
      "dtfim": "14/02/2018 08:27:58",
      "cpfs_matri": [],
      "cpfs_repro": [],
      "dtini": "17/11/2015 12:00:00",
      "cargah": "6000",
      "vagas": "132",
      "cpfs_forma": [],
      "id": "69",
      "decs": "H02.403.840"
    },
    {
      "cpfs_evadi": [],
      "dtfim": "31/12/2018 23:59:59",
      "cpfs_matri": [
        "00000000000",
        "00000000000",
        "00000000000"
      ],
      "cpfs_repro": [],
      "dtini": "01/01/2018 00:00:00",
      "cargah": "360",
      "vagas": 52,
      "cpfs_forma": [
        "00000000000",
        "00000000000",
        "00000000000"
      ],
      "id": "ct65",
      "decs": "H02.403.840"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}
                        

Em resposta à chamada, a API do SMART retornará o seguinte conteúdo:

HTTP 201 Created
Content-Type: application/json
Vary: Accept
Allow: GET, POST, HEAD, OPTIONS

{
    "successful": true,
    "elapsed_time": "0:00:0.894725",
    "message": "0200 - Recebidos e processados 2 dados de produção, registrados com sucesso 2.",
    "data_counter": 2
}
                        

Abaixo são listadas os códigos das possíveis mensagens de retorno deste serviço:
0101, 0102, 0104, 0105, 0106, 0107, 0108, 0109, 0110, 0111, 0113, 0114, 0115, 0116, 0117, 0118, 0126, 0127, 0128, 0129, 0152, 0200, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207

A autenticação é feita através de um token fornecido pela coordenação do PTBR-Redes e será necessário informá-lo em todo momento que houver transmissão dos dados.

Para solicitação de acesso ao SMART é necessário enviar um e-mail para coordenação do PTBR-Redes (smart@telessaude.ufrn.br) contendo as seguintes informações:

  • Nome da Plataforma;
  • Núcleo de Telessaúde;
O token recebido deve ser enviado no cabeçalho da requisição HTTP de acordo com o seguinte exemplo:
Authorization: Token <token_recebido>;

A autorização é feita através da verificação da tripla Núcleo de Telessaúde, Plataforma de Telessaúde e Atividade Ofertada, dessa forma, o SMART garante que as informações enviadas são, de fato, daquele núcleo.

Para agilizar o processo de integração das plataforma de telessaúde dos núcleos com o SMART, poupando tempo e recurso da equipe técnica de desenvolvimento do núcleo, foi criado um Componente Facilitador de Integração, o qual abstrai os detalhes técnicos de implementação, tornando transparente a forma como os dados são gerados e enviados para o SMART.

O primeiro passo para enviar os dados é fazer uso do Componente Facilitador de Integração, acoplá-lo a plataforma de telessaúde do núcleo na linguagem correspondente e fazer uso de suas funções. Cada Componente possui um "cliente" de teste, explicando como fazer uso das funções e como enviar os dados de teleconsultoria, telediagnóstico, atividades de tele-educação, objetos de aprendizagem, cursos ofertados pela tele-educação, cadastro de profissionais de saúde e atualização de estabelecimento de saúde.

A tabela abaixo possui o link para download do Componente em cada uma das linguagem de programação e também a documentação técnica de cada uma de suas funções.

Componente Facilitador de Integração Documentação
Download para plataforma que utiliza a linguagem Java Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem PHP Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem Python Disponível aqui
Download para plataforma que utiliza a linguagem C#.Net Disponível aqui

APDSI. Interoperabilidade na Saúde - Onde Estamos? APDSI - Associação Para a Promoção e Desenvolvimento Da Sociedade Da Informação. (2013) Disponível em: http://www.apdsi.pt/uploads/news/id719/Estudo_APDSI_Interoperabilidade_Saúde_completo.pdf

Brasil, M. do P. O. e G. (2018). Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico. Documento de Referência, 41. Disponível em: http://eping.governoeletronico.gov.br/.

Brasil. Ministério da Saúde. Nota Técnica n. 05/2014. Define diretrizes para o monitoramento e avaliação do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, conforme Portaria n. 2.546, de 27 de outubro de 2011. Ministério da Saúde; Brasília, DF; 2014.

Sayão, L. F., & Marcondes, C. H. (2008). O desafio da interoperabilidade e as novas perspectivas para as bibliotecas digitais. Transinformação, 20(2), 133–148. https://doi.org/10.1590/S0103-37862008000200002

Dado Formato Observação
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Código CNES Código CNES com 7 dígitos
Se o estabelecimento faz uso de serviço de teleconsultoria 0 – Não; 1 – Sim
Se o estabelecimento faz uso de serviço de telediagnóstico 0 – Não; 1 – Sim
Se o estabelecimento faz uso de serviço de tele-educação 0 – Não; 1 – Sim
Dado Formato Observação
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Nome Máximo 100 caracteres
CNS (opcional) CNS sem ponto e sem hífen
CPF CPF sem pontos e sem hífen
Ocupação Código CBO com 6 dígitos
Estabelecimento onde atua Código CNES com 7 dígitos
Equipe de saúde na qual o profissional faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
Tipo do profissional de saúde 01 – Profissional de Saúde; 02 – PROVAB;03 – Mais Médicos; 04 – Outros
Sexo F – Feminino; M - Masculino
Dado Formato Observação
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Tipo da solicitação A – Assíncrona; B – Síncrona
Canal de Acesso 1 – Internet; 2 – Telefone
CPF do solicitante CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Ocupação do solicitante no momento da solicitação da teleconsultoria Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o solicitante trabalha no momento da solicitação da teleconsultoria Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Tipo do profissional de saúde 01 – Profissional de Saúde; 02 – PROVAB;03 – Mais Médicos; 04 – Outros
Equipe na qual o solicitante faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
CID utilizados na classificação (Opcional) Listas de códigos CID separados por vírgulas Acesse o serviço para recuperar toda classificação CID
CIAP utilizados na classificação Listas de código CIAP separados por vírgulas Acesse o serviço para recuperar toda classificação CIAP
Data/hora da solicitação dd/mm/aaaa HH:MM:SS O SMART considera uma teleconsultoria única pela data/hora da resposta e CPF do solicitante
Data/hora da resposta da solicitação dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Se o solicitante tinha intenção de encaminhar o paciente 0 – Não; 1 – Sim
Se a teleconsultoria evitou o encaminhamento do paciente 0 – Não; 1 – Sim; 9 - Não Informado
Grau de satisfação do solicitante quanto a sua teleconsultoria 1 – Muito Insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito Satisfeito; 9 – Não informado
Se a teleconsultoria resolveu a sua dúvida 1 - Atendeu Totalmente; 2 - Atendeu Parcialmente; 3 - Não Atendeu; 9 - Não Informado
Se a teleconsultoria tem potencial para ser transformada em uma SOF 0 – Não; 1 – Sim
NOVO Pergunta (Opcional) Texto Plano
NOVO Resposta (Opcional) Texto Plano
NOVO Tipo de informação na qual a resposta da solicitação foi baseada (Opcional) Código do Tipo de Resposta da Teleconsultoria Acesse o serviço para recuperar todos os Tipo de Resposta da Teleconsultoria
NOVO Link da informação na qual a resposta da solicitação foi baseada (Opcional) Endereço URL
Tipo do exame que originou a Solicitação Código SIA/SIH no formato ?00000000, onde o primeiro caractere é H-Hospitalar ou A-Ambulatorial Acesse o serviço para recuperar toda classificação SIA/SIH
NOVO Origem do Financiamento (Opcional) Código da Origem de Financiamento Acesse o serviço para recuperar todas as Origens de Financiamento
NOVO Classificação da solicitação (Opcional) Código da Classificação da Teleconsultoria Acesse o serviço para recuperar todas as Classificações de Teleconsultoria
NOVO CPF do profissional que respondeu a teleconsultoria (Opcional) CPF sem pontos e sem hífen
NOVO Ocupação do profissional que respondeu a teleconsultoria (Opcional) Código CBO com 6 dígitos
NOVO Estabelecimento onde o profissional que respondeu a teleconsultoria atua (Opcional) Código CNES com 7 dígitos
Dado Formato Observação
Data/hora da realização do exame no estabelecimento dd/mm/aaaa HH:MM:SS O SMART considera um telediagnóstico único pela data/hora do laudo, CPF do médico que pediu o exame e CPF do laudista
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Tipo do exame Código SIA/SIH no formato ?00000000, onde o primeiro caractere é H-Hospitalar ou A-Ambulatorial Acesse o serviço para recuperar toda classificação SIA/SIH
Tipo do equipamento (opcional) Código de identificação do equipamento utilizado pelo CNES. Se não possuir o código do tipo do equipamento deve então informar a justificativa Acesse o serviço para recuperar toda classificação de equipamento
Justificativa (opcional) Código da justificativa utilizada caso não seja informado um código de equipamento Acesse a funcionalidade Tipos de Equipamentos disponível no menu Cadastros Gerais > Tipos de Equipamentos no SMART
Estabelecimento de saúde onde o equipamento está alocado Código CNES com 7 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
CPF do médico que pediu o exame CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Acesse o serviço para recuperar os dados básicos do médico e seus vínculos ativos a partir do CRM e estado
Ocupação do médico que pediu o exame Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o médico que pediu o exame trabalha Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Data/hora do término do laudo dd/mm/aaaa HH:MM:SS
CPF do especialista que realizou o laudo CPF sem pontos e sem hífen
Ocupação do especialista que realizou o laudo Código CBO com 6 dígitos
Estabelecimento onde o especialista que realizou o laudo atua Código CNES com 7 dígitos
CPF do paciente (opcional) CPF sem pontos e sem hífen
Cartão Nacional SUS (CNS) do paciente (opcional) CNS sem pontos e sem hífen.
Se não possuir o CPF, deve informar o CNS ou vice-versa
Cidade de moradia do paciente Código IBGE da cidade de moradia do paciente
NOVO Origem do Financiamento (Opcional) Código da Origem de Financiamento Acesse o serviço para recuperar todas as Origens de Financiamento
NOVO Prioridade (Opcional) 1 - Urgência; 2 - Prioritário; 3 - Eletivo Este campo é Obrigatório para a Oferta Nacional de Telediagnóstico
NOVO Data/hora da solicitação do exame pelo médico (Opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS Este campo é Obrigatório para a Oferta Nacional de Telediagnóstico
NOVO Data/hora da gravação do exame no servidor (Opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS Este campo é Obrigatório para a Oferta Nacional de Telediagnóstico
NOVO Data/hora da entrada do exame na fila nacional (Opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS Este campo é Obrigatório para a Oferta Nacional de Telediagnóstico
NOVO Data/hora da saída do exame da fila nacional (Opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS Este campo é Obrigatório para a Oferta Nacional de Telediagnóstico
NOVO Data/hora da primeira visualização do laudo (Opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS Este campo é Obrigatório para a Oferta Nacional de Telediagnóstico
NOVO Classificação dos resultados encontrados (Opcional) Código da Classificação Acesse o serviço para recuperar todas as Classificações de Resultados
Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente uma atividade de tele-educação
Data/hora da disponibilização da atividade dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Carga horaria da atividade Número em minutos
Tipo de atividade 1 – Curso; 2 – Webaulas/palestras; 3 – Webseminários; 4 – Fórum de discussão; 5 – Reunião de matriciamento
Tema da atividade Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME Acesse o serviço para recuperar toda classificação
NOVO Origem do Financiamento (Opcional) Código da Origem de Financiamento Acesse o serviço para recuperar todas as Origens de Financiamento
Dado Formato Observação
Data/hora da participação dd/mm/aaaa HH:MM:SS
CPF do participante CPF sem pontos e sem hífen Veja o exemplo de como usar o serviço web para recuperar todos os vínculos ativos de um determinado estabelecimento (cnes)
Ocupação no momento da participação Código CBO com 6 dígitos Acesse o serviço para recuperar toda classificação CBO
Estabelecimento onde o participante atua Código CNES com 7 dígitos Veja o exemplo de como recuperar todos os estabelecimento de um determinado município
Equipe na qual o participante faz parte (opcional) Código INE da equipe de saúde com 10 dígitos Veja o exemplo de como recuperar as equipes de um determinado estabelecimento de saúde
Grau de satisfação do participante 1 – Muito Insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 3 – Indiferente; 4 – Satisfeito; 5 – Muito Satisfeito; 9 – Não informado
Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente uma objeto de aprendizagem
Data/hora da disponibilização do objeto dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado na plataforma de telessaúde do núcleo 0 – Não; 1 – Sim
Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado no ARES (Biblioteca Virtual, Coletânea Telessaúde no ARES/UNA-SUS) 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado no AVA-SUS - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS) 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado em alguma rede social 0 – Não; 1 – Sim
Se disponibilizado em outro meio 0 – Não; 1 – Sim
Tipo de objeto de aprendizagem 1 – Texto; 2 – Multimídia; 3 – Imagens; 4 – Aplicativos; 5 – Jogos educacionais; 6 - Outros
Tema da objeto Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME
Número de acesso no mês de referência Número inteiro
NOVO Tipo de Atividade que originou o Objeto de Aprendizagem (Opcional) 1 – Curso; 2 – Webaulas/palestras; 3 – Webseminários; 4 – Fórum de discussão; 5 – Reunião de matriciamento
Dado Formato Observação
Código de identificação Código utilizado pela plataforma no núcleo para identificar unicamente um curso O SMART considera um curso único pelo código de identificação e a Data/hora de início
Data/hora de início do curso dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Data/hora de término do curso (opcional) dd/mm/aaaa HH:MM:SS
Tipo do envio NA - Novo/Atualização(Incrementa ou atualiza os dados existentes); RE - Reprocessamento(Apaga TODOS os dados da competência e insere os novos.) O SMART assume o valor padrão para Reprocessamento
Código do Núcleo Código do Núcleo com 7 dígitos
Número de vagas ofertadas Inteiro
Tema do curso Código DecS - Descritores em ciências em saúde da BIREME Acesse o serviço para recuperar todos os descritores
Carga horaria do curso Número em minutos
Alunos matriculados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos matriculados Em um primeiro momento, o SMART recebe apenas os dados do curso para cadastro, depois poderá receber a lista de CPFs
Alunos formados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos formados Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de formados
Alunos evadidos (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos evadidos Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de evadidos
Alunos reprovados (opcional) Lista de CPFs separados por vírgula dos alunos reprovados Quando o curso tiver sido encerrado, poderá enviar os dados do curso com a lista de reprovados
                            {
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "estabelecimentos"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "estabelecimentos": {
      "type": "array",
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "cnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "tconsul": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Campo para indicar se o estabelecimento possui ou não teleconsultoria"
          },
          "teduca": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Campo para indicar se o estabelecimento possui ou não teleeducação"
          },
          "tdiagn": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Campo para indicar se o estabelecimento possui ou não telediagnostico"
          }
        },
        "required": ["cnes", "tconsul", "teduca", "tdiagn"]
      }
    }
  }
}
                        
                            {
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "profissionais"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "profissionais": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "cpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}"
          },
          "nome": {
            "type": "string",
            "maxLength": 100
          },
          "cnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "cbo": {
            "type": ["string", "null"],
            "pattern": "[0-9A-Za-z]{6}"
          },
          "ine": {
            "type": ["string", "null"],
            "pattern": "[0-9]{10}"
          },
          "tprof": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "01",
              "02",
              "03",
              "04"
            ],
            "description": "tipo profissional de saúde"
          },
          "sexo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "M",
              "F",
              "9"
            ]
          }
        },
        "required": [
          "cpf",
          "nome",
          "cnes",
          "cbo",
          "tprof",
          "sexo"
        ]
      }
    }
  }
}

                        
                            {
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "teleconsultorias"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "resposta": {
      "type": "string",
    },
    "ref_resposta": {
      "type": "int",
      "enum": [
        1,
        2
      ]
    },
    "link_resposta": {
      "type": "string",
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "teleconsultorias": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "dtsol": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "tipo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "A",
              "B"
            ]
          },
          "origemf": {
            "type": "string",
          },
          "canal": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2"
            ]
          },
          "scpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
            "scbo": {
              "type": "string",
              "pattern": "[0-9]{6}",
              "description": "CBO do solicitante"
            },
            "scnes": {
              "type": "string",
              "pattern": "[0-9]{7}",
              "description": "Estabelecimento onde o solicitante trabalha no momento da solicitação da teleconsultoria "
            },
            "stipo": {
              "type": "string",
              "enum": [
                "01",
                "02",
                "03",
                "04"
              ],
              "description": "Tipo do profissional de saúde"
            },
            "cids": {
              "type": "array"
            },
            "ciaps": {
              "type": "array"
            },
            "dtresp": {
              "type": "string",
              "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
            },
            "evenc": {
              "type": "string",
              "enum": [
                "0",
                "1",
                "9"
              ],
              "description": "Se a teleconsultoria evitou o encaminhamento do paciente"
            },
          "inenc": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se o solicitante tinha intenção de encaminhar o paciente"
          },
          "satisf": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2",
              "3",
              "4",
              "9"
            ]
          },
          "rduvida": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2",
              "3",
              "9"
            ]
          },
          "psof": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se a teleconsultoria tem potencial para ser transformada em uma SOF"
          }
        },
        "required": ["dtsol", "tipo", "canal", "scpf", "scbo", "scnes", "stipo", "ciaps", "dtresp", "evenc","inenc", "satisf", "rduvida", "psof", "origemf"]
      }
    }
  }
}

                        
                            {
  "type": "object",
  "required": [
    "codigo_nucleo",
    "mes_referencia",
    "telediagnosticos"
  ],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "telediagnosticos": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "dhrexame": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "ctexame": {
            "type": "string",
            "pattern": "[A-H]{1}{1-9}{8}"
          },
          "cequipa": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "tjus": {
            "type": "string"
          },
          "pnt": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}",
            "description": "Estabelecimento de saúde onde o equipamento está alocado"
          },
          "scpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
          "scbo": {
            "type": [
              "string",
              "null"
            ],
            "pattern": "[0-9A-Za-z]{6}"
          },
          "scnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "dhla": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}",
            "description": "Data/hora do laudo"
          },
          "lcpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
          "lcbo": {
            "type": [
              "string",
              "null"
            ],
            "pattern": "[0-9A-Za-z]{6}"
          },
          "lcnes": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{7}"
          },
          "origemf": {
            "type": "string",
          },
          "pcpf": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{11}",
            "description": "CPF do solicitante"
          },
          "pacns": {
            "type": [
              "string",
              "null"
            ],
            "pattern": "[0-9]{15}",
            "description": "Cartão Nacional SUS (CNS) do paciente"
          },
          "paibge": {
            "type": "string",
            "description": "codigo ibge"
          }
        },
        "required": ["origemf"]
      }
    }
  }
}

                        
                            {
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "atividades_teleeducacao"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "atividades_teleeducacao": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "id": {
            "type": ["integer","string"]
          },
          "dtdispo": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "cargah": {
            "type": ["integer", "string"]
          },
          "tipo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "1",
              "2",
              "3",
              "4",
              "5"
            ]
          },
          "origemf": {
            "type": "string",
          },
          "decs": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ]
              }
            }
          },
          "participacoes_teleeducacao": {
            "type": "array",
            "items": {
              "type": "object",
              "properties": {
                "dtparti": {
                  "type": "string"
                },
                "cpf": {
                  "type": "string",
                  "pattern": "[0-9]{11}"
                },
                "cbo": {
                  "type": "string",
                  "pattern": "[0-9]{6}"
                },
                "cnes": {
                  "type": "string",
                  "pattern": "[0-9]{7}"
                },
                "ine": {
                  "type": ["string","null"],
                  "pattern": "[0-9]{10}"
                },
                "satisf": {
                  "type": "integer",
                  "enum": [
                    0,
                    1,
                    2,
                    3,
                    4,
                    5,
                    9
                  ]
                }
              }
            }
          },
          "required":[
            "dtparti", "cpf", "cbo", "cnes", "satisf", "origemf"
          ]
        }
      }
    }
  }
}

                        
                            {
  "type": "object",
  "required": [
    "codigo_nucleo",
    "mes_referencia",
    "objetos_aprendizagem"
  ],
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "objetos_aprendizagem": {
      "type": "array",
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "id": {
            "type": [
              "integer",
              "string"
            ]
          },
          "dtdispo": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-31]{2}/[0-12]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}",
            "description": "Data de disponilibilização"
          },
          "dplataf": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibiliza plataforma"
          },
          "dares": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se o objeto de aprendizagem foi disponibilizado no ARES"
          },
          "davasus": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibilizado no AVA-SUS"
          },
          "drsociais": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibilizado em alguma rede social"
          },
          "doutros": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1"
            ],
            "description": "Se disponibilizado em outro meio"
          },
          "tipo": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "0",
              "1",
              "2",
              "3",
              "4",
              "5",
              "6"
            ],
            "description": "Tipo de objeto de aprendizagem 	1 – Texto; 2 – Multimídia; 3 – Imagens; 4 – Aplicativos; 5 – Jogos educacionais; 6 - Outros"
          },
          "num": {
            "type": [
              "integer",
              "string"
            ],
            "description": "Número de acesso no mês de referência"
          }
        },
        "required": ["id", "dtdispo", "dplataf", "dares", "davasus", "drsociais", "doutros", "tipo", "num"]
      }
    }
  },
  "additionalProperties": false
}

                        
                            {
  "type": "object",
  "required": ["codigo_nucleo", "mes_referencia", "cursos_teleeducacao"],
  "additionalProperties": false,
  "properties": {
    "codigo_nucleo": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{7}"
    },
    "tipo_envio": {
            "type": "string",
            "enum": [
              "NA",
              "RE"
            ]
          },
    "codigo_plataforma":{
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{3}"
    },
    "mes_referencia": {
      "type": "string",
      "pattern": "[0-9]{6}$"
    },
    "cursos_teleeducacao": {
      "type": "array",
      "additionalProperties": false,
      "items": {
        "type": "object",
        "properties": {
          "id": {
            "type": ["string", "integer"]
          },
          "dtini": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "dtfim": {
            "type": "string",
            "pattern": "[0-9]{2}/[0-9]{2}/[0-9]{4} [0-9]{2}:[0-9]{2}:[0-9]{2}"
          },
          "vagas": {
            "type": ["integer", "string"]
          },
          "cargah": {
            "type": [
              "integer",
              "string"
            ]
          },
          "cpfs_matri": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          },
          "cpfs_forma": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          },
          "cpfs_repro": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          },
          "cpfs_evadi": {
            "type": "array",
            "items": {
              "properties": {
                "type": [
                  "integer",
                  "string"
                ],
                "pattern": "[0-9]{11}"
              }
            }
          }
        },
        "required": [
          "id", "dtini", "vagas", "cargah"
        ]
      }
    }
  }
}

                        
Código Descrição do Erro
0101 Mês de referência inválido: (VALOR)
0102 Núcleo de Telessaúde não encontrado
0103 (CAMPO) é obrigatório.
0104 (VALOR) inválido, utilize um dos códigos: (OPÇÕES)
0105 Data "(VALOR)" inválida, utilize o formato dd/mm/yyyy hh:mm:ss
0106 (VALOR) inválido, utilize um dos códigos: 0-Não, 1-Sim.
0107 (CAMPO) obrigatório
0108 (VALOR) maior que o máximo (PARAM) permitido.
0109 (VALOR) com codigo diferente de (PARAM)
0110 (VALOR) deve ser número
0111 (VALOR) deve ser um número inteiro.
0112 Estabelecimento de saúde é obrigatório.
0113 (CAMPO) é obrigatório.
0114 (CAMPO) deve possuir ao menos um item.
0115 (CAMPO) deve ser uma lista.
0116 Núcleo Telessaúde não encontrado.
0117 Plataforma de Telessaúde não encontrada.
0118 Núcleo Telessaúde Especialista não encontrado.
0119 (PARAM) dados (data/hora da resposta, cpf do solicitante) repetidos: (VALOR)
0120 Data/hora da solicitação anterior a data/hora da resposta
0121 Data/hora da resposta que não estão no mesmo mês de competência
0122 Atividade ID (VALOR): Tema é obrigatório.
0123 Atividade ID (VALOR) já cadastrada na competência (VALOR). Para nova atividade, defina um novo ID.
0124 Participantes em participações de competências anteriores (mês_competência/codigo_atividade/cpf_do_participate)
0125 Atividade id (VALOR) sem participações. Deve ter ao menos uma participação.
0126 Há dados repetidos com as mesmas opções de disponibilização. (PARAM) IDs repetidos: (VALOR)
0127 Número de acesso disponibilizado em várias plataforma. Informe um único número de acesso para cada disponibilização
0128 Canal de acesso não informado
0129 Tema do objeto é obrigatório.
0130 CPF de (VALOR) já existem em competências anteriores (mes_competencia/identificacao_curso/cpf_(VALOR))
0131 (PARAM) IDs repetidos: (VALOR)
0132 Data/hora da realizacao anterior a data/hora do laudo
0133 Data/hora do laudo fora do mes de referencia de envio
0134 Código de equipamento não informado, Tipo de Justificativa é obrigatória.
0135 CPF do paciente inválido.
0136 CNS são maiores que 15: (VALOR)
0137 Dados vazio, informe ao menos um registro de estabelecimento de saúde.
0138 Impossível atualizar o cadastro de pontos implantados, deve informar ao menos se consome teleconsultoria ou telediagnostico ou tele-educação
0139 CPFs inválidos
0140 codigos de Familia CBO nao encontrados
0141 codigos de Municipio nao encontrados
0142 codigos de CBO nao encontrados
0143 codigos UnidadeFederativa nao encontrados
0144 codigos CNES nao encontrados
0145 profissionais nao encontrado
0146 equipes de saude nao encontradas
0147 vinculos (CPF/CBO/CNES) nao encontrados ou nao estao mais ativos. Faca uso do webservice /api/v2/profissionais-saude/ para registrar esses vinculos
0148 codigos de SIA/SIH nao encontrados
0149 codigos de CIAP nao encontrados
0150 codigos de CID nao encontrados
0151 codigo de EscalaLikert nao encontrados
0152 codigos de DeCs da Bireme nao encontrados
0153 codigos de Equipamentos não encontrados
0154 codigos de Tipo de profissional nao encontrados
0155 codigos de Tipo de Justificativa não encontrados
0156 Código do tema "DeCS: %s" inválido.
0200 Recebidos e processados (VALOR) dados de produção, registrados com sucesso (VALOR).
0201 Impossível receber a produção do mês (VALOR), pois o prazo para envio foi expirado. Entre em contato com a Coordenação Telessaúde Nacional e peça para prorrogar o prazo.
0202 Mês (VALOR) não aberto para recepção dos dados. Entre em contato com a coordenação nacional e peça para abrir o registro de abertura referente a esse mês.
0203 Atenção: os dados enviados não condiz com o serviço utilizado. Invés de usar a API REST (VALOR), use (PARAM).
0204 Você não é administrador de plataforma.
0205 Atenção: Você é administrador de mais de uma plataforma. Especifique a chave codigo_plataforma no JSON.
0206 Atenção: Plataforma de telessaúde não está autorizada a enviar a produção para o núcleo especificado.
0207 Atenção: Impossível receber a produção, pois o núcleo está suspenso. Entre em contato com a Coordenação Nacional e peça para mudar o status para Implantado.
0208 Atualização de pontos implantados não foi encontrado na competência (VALOR), você deve informar os pontos implantados antes. Faça uso do webservice /api/v2/dados-estabelecimentos-saude/ para informar os dados dos pontos implantados.
0209 A atividade de ID (VALOR) é do tipo curso, porém não foi encontrado um curso com o mesmo ID dessa atividade. Faça uso do webservice de cadastro de curso e envie os dados do curso.
0210 (VALOR) deve ser um número inteiro positivo.
                            
{
  "estabelecimentos": [
    {
      "tconsul": "1",
      "tdiagn": "0",
      "teduca": "1",
      "cnes": "0000000"
    },
    {
      "tconsul": "1",
      "tdiagn": "0",
      "teduca": "1",
      "cnes": "0000000"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}

                        
                            
{
  "profissionais": [
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "",
      "nome": "Francisco",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "M",
      "ine": ""
    },
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "000000000000000",
      "nome": "Maria",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "F",
      "ine": ""
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}
                        
                            
{
  "codigo_nucleo":"0000010",
  "mes_referencia":"022011",
  "teleconsultorias":[
    {
      "dtsol":"05\/01\/2016 18:00:00",
      "tipo":"A",
      "canal":"2",
      "scpf":"00000000000",
      "scbo":"000000",
      "scnes":"0000000",
      "stipo":"01",
      "cids":[
        "a010",
        "a040",
        "w25"
      ],
      "ciaps":[
        "R05",
        "A03",
        "R21"
      ],
      "dtresp":"05\/01\/2016 18:20:00",
      "evenc":"0",
      "inenc":"0",
      "satisf":"4",
      "rduvida":"1",
      "psof":"0",
      "resposta": "resposta da teleconsultoria",
      "ref_resposta": 1,
      "link_resposta": "http://referencia.com.br/",
      "origemf": "000"
    }
  ]
}

                        
                            
{
	"telediagnosticos": [{
		"dhla": "19/02/2018 21:42:47",
		"ctexame": "000000000",
		"lcnes": "0000000",
		"pacns": "0001",
		"pnt": "0000000",
		"lcbo": "000000",
		"scbo": "000000",
		"scpf": "00000000000",
		"tjust": null,
		"cequipa": "41",
		"pcpf": null,
		"dhrexame": "19/02/2018 10:58:09",
		"scnes": "0000000",
		"paibge": "000000",
		"lcpf": "00000000000",
		"origemf": "000"
	}],
	"mes_referencia": "022018",
	"codigo_nucleo": "4044916"
}

                        
                            
{
  "atividades_teleeducacao": [
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "12/02/2018 21:35:17",
          "cnes": "2591731",
          "satisf": 1,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 63
        }
      ],
      "dtdispo": "14/01/2018 00:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 63,
      "decs": [
        "C06.552.308"
      ]
    },
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "19/02/2018 23:50:31",
          "cnes": "0000000",
          "satisf": 9,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 64
        }
      ],
      "dtdispo": "18/01/2018 00:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 64,
      "decs": [
        "M01.060.703.520.520"
      ]
    },
    {
      "tipo": "2",
      "origemf": "000",
      "participacoes_teleeducacao": [
        {
          "dtparti": "06/02/2018 11:08:14",
          "cnes": "5053250",
          "satisf": 3,
          "cbo": "000000",
          "cpf": "00000000000",
          "ine": "",
          "id": 67
        }
      ],
      "dtdispo": "30/01/2018 15:00:00",
      "cargah": 50,
      "id": 67,
      "decs": [
        "E06.170",
        "E06.216",
        "E06.658.703",
        "H02.163.876.439",
        "M01.975.807"
      ]
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}

                        
                            
{
  "objetos_aprendizagem": [
    {
      "drsociais": "0",
      "dplataf": "1",
      "tipo": "2",
      "url": "",
      "dtdispo": "02/01/2018 00:00:00",
      "num": "5",
      "dares": "0",
      "davasus": "0",
      "doutros": "0",
      "id": "OBJJAN18_0001",
      "decs": "N01.400.225"
    },
    {
      "drsociais": "1",
      "dplataf": "0",
      "tipo": "2",
      "url": "",
      "dtdispo": "02/01/2018 00:00:00",
      "num": "5",
      "dares": "0",
      "davasus": "0",
      "doutros": "0",
      "id": "OBJJAN18_0001",
      "decs": "N01.400.225"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000007"
}


                        
                            {
  "cursos_teleeducacao": [
    {
      "cpfs_evadi": [],
      "dtfim": "14/02/2018 08:27:58",
      "cpfs_matri": [],
      "cpfs_repro": [],
      "dtini": "17/11/2015 12:00:00",
      "cargah": "6000",
      "vagas": "132",
      "cpfs_forma": [],
      "id": "69",
      "decs": "H02.403.840"
    },
    {
      "cpfs_evadi": [],
      "dtfim": "31/12/2018 23:59:59",
      "cpfs_matri": [
        "00000000000",
        "00000000000",
        "00000000000"
      ],
      "cpfs_repro": [],
      "dtini": "01/01/2018 00:00:00",
      "cargah": "360",
      "vagas": 52,
      "cpfs_forma": [
        "00000000000",
        "00000000000",
        "00000000000"
      ],
      "id": "ct65",
      "decs": "H02.403.840"
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}
                        
                            
{
  "profissionais": [
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "",
      "nome": "Francisco",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "M",
      "ine": ""
    },
    {
      "tprof": "01",
      "cns": "000000000000000",
      "nome": "Maria",
      "cnes": "0000000",
      "cbo": "000000",
      "cpf": "00000000000",
      "sexo": "F",
      "ine": ""
    }
  ],
  "mes_referencia": "012018",
  "codigo_nucleo": "0000010"
}